<-- home

Com menos, aumentei minha produtividade

Confesso que tenho um pouco de dificuldade para me manter concentrado em determinadas atividades e os ambientes desktops (Desktops Environments) atuais não permitem isso. Para mim basta uma notificação no systray, uma janela piscando que eu perco totalmente o foco.

Como isso me incomodava, a primeira coisa que fiz foi remover as notificações do KDE, mas eu tinha o hábito abrir o kopete de tempos em tempos para ver se alguém tinha me enviado alguma mensagem e depois já estava lendo e-mails, olhava os feeds e pronto, a tarefa que eu estava, foi colocada para escanteio.

Percebi que era necessário também mudar os meus hábitos, então criei algumas regras:

  • Sem qualquer sistema de notificação;
  • Se for algo muito importante, celular no silêncioso, se não coloco para vibrar;
  • Tela do celular virada para baixo para que eu não veja as notificações;
  • No máximo 4 abas abertas no navegador;
  • Ter um intervalo de 5 minutos para água e/ou café;

Além dessas regras, mudei aos poucos os programas que utilizo no dia a dia.

A primeira ação foi substituir o KDE por um que tenha o conceito de ser simples, Comecei usando o Awesome, e alguns meses depois, migrei para o i3.

i3

O i3 é um tiling window manager.

Conheci o i3 quando estava procurando um gerenciador de janelas leve para rodar em um computador com 512MB, na época, eu estava com o pensamento focado no KDE, por isso usei o TDE por algum tempo.

A primeira impressão que tive do i3 é que o desenvolvedor principal é um cara bem caprichoso e detalhista. Pois tudo é muito bem feito, da documentação ao código, Todas as minhas dúvidas foram sanadas com as informações que estão na documentação e/ou na FAQ.

Um dos motivos que utilizo esse tipo de window manager é a simplicidade e leveza. Além da configuração ser super simples, e tudo ser feito através de um arquivo.

i3

Visualmente ele pode não agradar muito, mas eu consigo ver muitas vantagens, eis algumas:

  • Pouco consumo de recursos;
  • Bastante personalizável;
  • Não é necessário utilizar o mouse, tudo é feito através do teclado;
  • Ocupa pouco espaço em disco (777KB);
  • Porque eu gosto ;)

Navegador e e-mail

Quando utilizei um computador com 512MB de memória, percebi o quanto que algumas páginas da web estupram os recursos de uma simples maquina.

Então a primeira coisa que fiz na época foi abandonar o Firefox e usar outro, encontrei o Surf, um navegador extramente simples e eficiente, mas nesse caso, ele é minimalista demais, e conheci outros navegadores simples, usei por um tempo o Xombrero, gostei dele, mas foi o qutebrower que me deixou bem feliz.

Tenho o Chromium e o Firefox instalados aqui, mas só utilizo quando algum site implica com ele, como é o caso do Netflix.

firefox

Para e-mail continuo utlizo o Gmail, mas somente entre as tarefas e estou conseguindo seguir a risca ;)

Chat e IRC

Para IRC utilizo o irssi, que para mim é o melhor. Configuração simples e sem muitas frescuras.

Para Jabber estou utilizando o Profanity, ele é inspirado no irssi, ou seja, modo texto, e possui suporte com inotify e outras bibliotecas de alarmes, mas eu prefiro não utilizar esse recurso, por motivos óbvios ;)

Vim

O vim é o meu editor preferido, acredito fortemente que eu não tenha instalado qualquer outro editor. Logo só tem vim aqui ;)

Já utilizei vários editores, mas sempre tinha algo que me incomodava, o que usei por mais tempo foi o GNU Emacs, mas achei ele complexo demais para configurações simples.

Além de programar no Vim, utilizo ele para:

Alguns dias atrás estava utilizando o vim para ler noticias do HackNews, mas achei que isso foge um pouco da simplicidade.

Mas como eu faço para não perder o foco com o ambiente externo?

Fones de ouvido e uma ótima música ;)