<-- home

Notebook com 512MB de memória

TDE

Como diria um amigo: “Necessidade faz o sapo pular.”

Por necessidade de usar um computador, pois o meu notebook, Samsung RV415, deu o último sinal de vida. Ele liga, mas não encontra qualquer HD e como eu tenho a necessidade extrema de ter um computador, peguei um Dell Lattitude D520 para utilizar enquanto não troco de computador.

Simples, né? Quebrou o principal, troca pelo reserva.

Mas não é tão simples assim, pois o reserva tem 512MB de memória e o principal, 4GB.

E ai, neguinho?

Como sou um usuário “fiel” ao KDE, fiz a atualização para a mais nova, desabilitei todos os recursos que achava que consumia memória e consegui que o consumo total fosse para 256MB. Mas isso não ajudou muito, pois abrir 3 abas no Firefox, eu lotaria a memória do notebook.

Lembrei de 6 ou 7 anos atrás quando eu usava um AMD Athlon com 512 de memória e era um cara bem feliz, mas instalar uma distro antiga não rola, pois era bem provável que teria sérios problemas com a questão da wireless.

Então lembrei que na época do lançamento do KDE 4, um grupo de desenvolvedores que não gostou do rumo do projeto, fez um fork da versão 3 e continou o desenvolvimento.

Este fork se chama Trinity e para a minha surpresa o desenvolvimento continua firme e forte.

Fiz a instalação e o consumo de memória esta bem razóavel, este consumo abaixo de memória é o Trinity rodando com o  Firefox com 5 abas abertas.

<diogo@Almaren>:~/ free -m

            total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:        486        454         32          0          7        221
-/+ buffers/cache:        225        260
Swap:        0          0          0